22.05.2018 - Paternidade desenvolve círculo de paz em Pinhal da Serra/RS


Primeira interação aconteceu nessa semana

Em parceria com a Baesa o Instituto Paternidade Responsável em Pinha da Serra/RS, continuando o trabalho iniciado com os profissionais e lideranças. A Escola Estadual de Ensino Médio São Paulo de Tarso foi a primeira a receber a equipe.

Ao todo 34 alunos foram orientados no método utilizado “Círculo de Paz”. Alunos do 9º ano (191), 9º (192) participaram do projeto.

Veio a tona vários temas como sexualidade que é o ponto alto dos questionamentos. Dúvidas, perguntas, várias questões foram abordadas, principalmente pelos alunos.

Segundo a coordenadora de projetos do IPR Rita Lang através do círculo deixamos as ideias fluírem. “Os ajudamos a pensar”, colocou.

Gravidez na adolescência, drogas, família também foram temas recorrentes e os desafios da geração de filhos precocemente concebidos.

A relação entre pais e filhos deve ser discutidas, segundo a psicóloga do Paternidade Ildete Vieira. “Orientar é o caminho, mas o diálogo é essencial”, falou.

A falta de diálogo em casa foi citada pelos alunos. “Eles sentem falta de apoio da família, mas confiam muitos nos amigos”, complementou.

Na mesma escola alunos do 1º ano (211), 2º ano (221), 3º ano (231), totalizando 35 pessoas foram inseridos no círculo de debate.

 

Assentamento Nova Esmeralda recebe o IPR

 

Os nove (9) alunos da EEEF Sebastião A. de Almeida de idades entre 13,14,15 anos no período da tarde foram incluídos no projeto. Eles residem no Assentamento Novo Esmeralda, no interior de Pinhal da Serra /RS.

“Incentivamos eles para o despertar da consciência. E, que saibam o caminho do bem”, comentou Rita.

Para a secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação Lurdes Martins é muito válida, pois é uma forma de dar suporte e organização das comunidades.

“Queremos prevenir e prepará-los para a vida. Esse projeto é uma coisa boa e é nossa preocupação na questão de qualidade de vida”, disse.

Já para professora de Letras e filosofia Silvana Buratti esse projeto é de fundamental importância. “A dinâmica é diferenciada, funciona melhor, ou seja, a técnica utilizada por meio de ferramentas e exemplos práticos ajuda muito”, falou.

 

 

 

Trabalho na Serra dos Gregórios

 

O trabalho também aconteceu na Escola Estadual Paulo VI com as turmas 6º, 7º, 8º, 9º ano com alunos de 13 a 15 anos.

“Há poucos dias fizemos uma ação para que aconteçam mudanças. E, toda contribuição no âmbito escolar é ótimo,” colocou o diretor Tiago de Jesus Costa.

Os alunos foram trabalhados a lidar com as situações cotidianas.

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