18.12.2017 - Paternidade fecha ano com 862 conciliações
O Instituto Paternidade Responsável oferece atendimento multidisciplinar relacionado ao reconhecimento de Paternidade. Esse ano fechou com 862 atendimentos através de conciliações e 401 psicológicos. Tudo é feito pela equipe multidisciplinar.
“A figura do profissional de serviço social e do psicólogo são de extrema importância. Durante a abordagem se faz o estudo social e avaliação psicológica das partes”, comentou a presidente Rita Medeiros.
As conciliações são realizadas durante a passagem dos supostos pais e mães pela entidade. É feita a triagem, avaliação dos casos, e se necessário, caso haja dúvida, o exame de DNA.
Em 25/03 aconteceu um Mutirão de Paternidade no Salão do Tribunal do Júri no Fórum Nereu Ramos e 90 casos estavam em pauta, para serem resolvidos.
Além disso, 10 visitas aos presídios de Lages, pela assistente social, deram andamento a casos de reconhecimento paterno.
“Durante o ano realizamos intervenções internas e externas. Tudo para dar um sobrenome e estreitar o vínculo entre pais e filhos”, finalizou, Rita.
O trabalho dos profissionais do IPR se intensifica sempre a partir de fevereiro se estendendo até dezembro, tanto internamente, quanto externamente, em várias atividades.
O Instituto Paternidade Responsável vai emitir relatório informando a Prefeitura Municipal de Lages, a Secretaria Social, o CMDCA do número de pessoas (famílias, crianças, adolescentes) que receberam atendimento pela equipe de profissionais, no decorrer do ano de 2017.
Inovação
A inovação em 2017 foi à equipe ter participado do curso de mais de 200 horas sobre Justiça Restaurativa e conforme o juiz Alexandre Takaschima, Lages será um grande pólo irradiador para região.
Segundo Rita Lang que esta no grupo gestor da Justiça Restaurativa representando a Educação, fala sobre o início de tudo.
“Mais uma vez estamos comprovando que o trabalho tem que começar na base, e a base é a Educação”, diz.
A equipe do Paternidade, em atividade, estão aplicando muitas das técnicas utilizadas durante a capacitação do curso sobre Justiça Restaurativa.
RESUMO DOS ATENDIMENTOS :
Trabalhos Realizados (INTERNO) – Audiências de Conciliação
- Atendimentos internos (Fevereiro até Dezembro 2017)
Trabalhos Realizados (EXTERNO)
- 10 atendimentos no presídio
- Mutirão do Paternidade no Salão do Tribunal do Júri no Fórum Nereu Ramos (90 pessoas)
- Cartório de Registro Civil (Registro Tardio – 36 Pessoas)
- Visita Domiciliar (7 Pessoas)
Trabalhos realizados pela psicologia:
- 401 Atendimentos internos (Fevereiro até dezembro 2017)