18.12.2017 - Paternidade fecha ano com 862 conciliações


 

O Instituto Paternidade Responsável oferece atendimento multidisciplinar relacionado ao reconhecimento de Paternidade. Esse ano fechou com 862 atendimentos através de conciliações e 401 psicológicos. Tudo é feito pela equipe multidisciplinar.

“A figura do profissional de serviço social e do psicólogo são de extrema importância. Durante a abordagem se faz o estudo social e avaliação psicológica das partes”, comentou a presidente Rita Medeiros.

As conciliações são realizadas durante a passagem dos supostos pais e mães pela entidade. É feita a triagem, avaliação dos casos, e se necessário, caso haja dúvida, o exame de DNA.

Em 25/03 aconteceu um Mutirão de Paternidade no Salão do Tribunal do Júri no Fórum Nereu Ramos e 90 casos estavam em pauta, para serem resolvidos.

Além disso, 10 visitas aos presídios de Lages, pela assistente social, deram andamento a casos de reconhecimento paterno.

“Durante o ano realizamos intervenções internas e externas. Tudo para dar um sobrenome e estreitar o vínculo entre pais e filhos”, finalizou, Rita.

O trabalho dos profissionais do IPR se intensifica sempre a partir de fevereiro se estendendo até dezembro, tanto internamente, quanto externamente, em várias atividades.

O Instituto Paternidade Responsável vai emitir relatório informando a Prefeitura Municipal de Lages, a Secretaria Social, o CMDCA do número de pessoas (famílias, crianças, adolescentes) que receberam atendimento pela equipe de profissionais, no decorrer do ano de 2017.

 

Inovação

 

A inovação em 2017 foi à equipe ter participado do curso de mais de 200 horas sobre Justiça Restaurativa e conforme o juiz Alexandre Takaschima, Lages será um grande pólo irradiador para região.

Segundo Rita Lang que esta no grupo gestor da Justiça Restaurativa representando a Educação, fala sobre o início de tudo. 

“Mais uma vez estamos comprovando que o trabalho tem que começar na base, e a base é a Educação”, diz.

A equipe do Paternidade, em atividade, estão aplicando muitas das técnicas utilizadas durante a capacitação do curso sobre Justiça Restaurativa.

 

RESUMO DOS ATENDIMENTOS :

 

Trabalhos Realizados (INTERNO) – Audiências de Conciliação

  • Atendimentos internos (Fevereiro até Dezembro 2017)

 

Trabalhos Realizados (EXTERNO)

 

  • 10 atendimentos no presídio
  • Mutirão do Paternidade no Salão do Tribunal do Júri no Fórum Nereu Ramos  (90 pessoas)
  • Cartório de Registro Civil (Registro Tardio – 36 Pessoas)
  • Visita Domiciliar (7 Pessoas)

 

 

Trabalhos realizados pela psicologia:

 

  • 401 Atendimentos internos (Fevereiro até dezembro 2017)

 

Outras