27.06.2017 - Gênero é um tema que precisa ser debatido


 Será realizado o 1º Encontro para debater, Gênero e Educação: Formas de superar preconceito e discriminação na escola

 

por Marciano Corrêa

 

Se pensarmos na aplicabilidade escolar do assunto, o que pode vir à mente de muitos é apenas a reorganização dos banheiros. Precisamos pensar além. Saber se há meios de “ensinar” isso aos alunos. E realmente há!

O uso do W.C, o estilo do uniforme ou mesmo o nome que gostaria de ser chamado, são situações que estão se tornando corriqueiras, tanto que em outros países e alguns estados brasileiros já há permissão e espaço para alunos que optam por suas próprias escolhas.

É isso que a Secretaria da Educação de Lages está promovendo, a compreensão dos conceitos de gênero, que possibilita à pessoa identificar os valores atribuídos a eles pela sociedade e, assim, trabalhar com eles. Será o 1º Encontro para debater, Gênero e Educação: Formas de superar preconceito e discriminação na escola.

“Estamos buscando com estudiosos um caminho para abrir a discussão e que todos entendam a nossa proposta que é a de não comprometer as relações sociais. Por isso, um grande encontro deverá ser o viés para discussão,” falou a Secretária Municipal da Educação Valdirene Vieira.

A preocupação de pais e entidades sociais é que tais medidas causem problemas nas relações sociais dos alunos. Conhecer sobre o assunto evitaria qualquer tipo de possível embate social dentro das escolas.

Surgem, então, as perguntas: como esse debate será feito em sala de aula? Há métodos para isso? Há professores preparados?

Alguns estudiosos são objetivos em suas respostas e dizem que “as relações de gênero constituem nossa vida social desde antes do nascimento, pois começam com a pergunta ‘é menino ou menina? ’ e perpassam toda a trajetória de uma pessoa, desde o uso das roupas em cada espaço social à formação do corpo, da voz, dos modos de ser e se colocar no mundo.

O evento é uma promoção da SMEL – Secretaria Municipal de Educação de Lages e tem apoio da GECAL – Gênero, Educação e Cidadania na América Latina da UNIPLAC – Universidade do Planalto Catarinense e IPR - Instituto Paternidade Responsável e visa o debate e a compreensão sobre o tema pelos profissionais da educação da Serra Catarinense. 

O encontro será realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 14 às 18 horas, no dia 30 de junho.

 

Quem desejar participar do encontro para discussão de gênero deverá entrar efetuar a inscrição através do site: http://www.educacaolages.sc.gov.br/  

Mais informações entrar em contato pelo Tel. 49 3289-6500.

Outras