27.09.2018 - Alunos do Ondina são orientados fruto da parceria do Paternidade e Educação


As turmas de 8º e 9º ano participaram das atividades

por Marciano Corrêa

 

Aconteceu na terça-feira (25), na Escola Municipal de Educação Básica Ondina Neves Bleyer, nas turmas de 8º e 9º ano, círculo de conversação utilizando técnicas de justiça restaurativa, numa parceria da Secretaria Municipal de Educação e Instituto Paternidade Responsável.

Os alunos em circulo são orientados deixando vir à tona vários temas, de acordo com suas vivências e desta forma a coordenadora de projetos, consegue nortear o trabalho conforme a necessidade manifestada em cada grupo.

“Conseguimos perceber onde existe problema e consequentemente trabalha-los”, diz Rita de Cássia Lang.

Duas turmas pela manhã (8º e 9º ano) e duas turmas da tarde (8º e 9º ano) participaram da intervenção.

Um total de 93 alunos, dos dois períodos foram orientados.

Uma conversa sadia pipocava durante o trabalho da palestrante. Respeito, preconceito, estrutura familiar assuntos debatidos e questionado por interventores e alunos.

“Sentimos a necessidade e sabemos da competência da Rita”, comentou a diretora escolar Simone Rafaelli.

Sexualidade e drogas também são temas recorrentes que surgem durante a aplicação do projeto em sala de aula. O público-alvo foram alunos de 13 e 14 anos do ensino fundamental.

“Os adolescentes têm muita curiosidade e temos de orientá-los corretamente”, finalizou Rita.

Para a diretora esse foi uma demonstração de um trabalho dinâmico com linguagem acessível. Para ela, uma vez por mês o trabalho seria necessário no educandário.

Uma nova agenda será marcada beneficiando outras turmas da EMEB Ondina Neves Bleyer.

Trabalho nas escolas

Desde seu surgimento há 14 anos a equipe do IPR desenvolve trabalho nas escolas estaduais, municipais, nas comunidades e organizações que solicitam os serviços. Atende pais, alunos e profissionais em diversas frentes.

Outras