17.08.2018 - Hoje é o dia Estadual da Paternidade


17 de agosto consta no calendário catarinense

por Marciano Corrêa

Perto de completar 15 anos de existência o Instituto Paternidade Responsável tem uma das tarefas mais belas, unir pais e filhos. “Não é apenas dar um sobrenome e sim criar laços de afeto onde não existe”, diz a psicóloga do IPR Ildete Vieira.

Além do dia dos Pais, o mês de agosto traz outra data cada vez mais presente no calendário catarinense: 17 de agosto é o Dia Estadual da Paternidade Responsável.

Para comemorar a data a Instituição abriu as comemorações neste mês dos pais cumprindo sua agenda que é extensa, em outros municípios e na própria sede, onde diariamente são atendidos cerca de quatro casos.

“Estamos atendendo de segunda à sexta-feira e queremos cada vez mais aproximar pais e filhos, comentou a Assistente Social Lucilene Moraes.

O Instituto Paternidade hoje trabalha em diversas frentes, participando do Conselho da Criança e Adolescente – CMDCA -, Conselho da Mulher e do Fórum de Entidades, como uma forma de participar das políticas voltadas para o melhoramento e amparo das famílias. Interage ativamente nas escolas e comunidades, além do atendimento na sede.

A entidade foi criada pelo Juiz Silvio Dagoberto Orsatto que percebeu um grande número de crianças sem o nome do pai e a presença deles. Foi então que resolveu através de projeto e parcerias criar o Instituto Paternidade Responsável.

 

Dia Estadual da Paternidade

Proposto pelo ex-deputado Elizeu Mattos, a data, agendada para 17 de agosto, passou a fazer parte do calendário estadual depois da aprovação do projeto de lei 030/2010 de sua autoria e sancionado pelo governador Leonel Pavan, em abril (2010), durante solenidade realizada no Fórum Nereu Ramos em Lages.

No encontro ficou definido, que a partir daquela data todos os anos o Paternidade Responsável faria parte do calendário da Secretaria de Educação, comemorando o dia 17 de Agosto como sendo o Dia Estadual da Paternidade .

Outras