09.04.2018 - Paternidade assina convênio para atuar em Pinhal da Serra e Esmeralda


O trabalho será possível pelo investimento da Baesa na região

 

por Marciano Corrêa

 

Na quinta-feira (29) a presidente do Instituto Paternidade Responsável, Rita Medeiros assinou o convênio, através da parceria entre Baesa, Pinhal da Serra, Esmeralda e IPR para atuar nos municípios.

O primeiro encontro aconteceu dia 30 janeiro explanação e capacitação aos coordenadores dos dois municípios. Nesse dia, foi feita a explanação do projeto.

“O projeto visa atuar através da orientação e prevenção sobre a paternidade e a maternidade responsável, incluindo as temáticas transversais e a prevenção do uso de drogas dentro do contexto da realidade dos adolescentes; o qual vem crescendo no Brasil, em um número significativo e trabalharemos em Pinhal e Esmeralda”, falou Rita Medeiros.

Várias técnicas são utilizadas pela Equipe do IPR durante aplicação do projeto. “Através de palestras e rodas de conversas, com o objetivo de integrar a comunidade, inclusive Metodologia da JR e da comunicação não violenta e a educação desenvolvemos o trabalho”, comentaram.

A duração do trabalho será de três meses com início em abril e término em junho de 2018. As oficinas têm duração de duas a quatro horas aula.

Profissionais da educação, da saúde e da secretaria social, pais e alunos são o público-alvo do projeto.

O trabalho com os alunos será dividido por faixa etária de idade, a partir dos dez anos de idade, ou do 5° ano ao ensino médio. Priorizando trabalhar com grupos separados: (5° e 6° ano 7ª e 8º e 9º).

O Instituto Paternidade Responsável vem trabalhando há 14 anos em vários Municípios de Santa Catarina e em 2018 ultrapassa as fronteiras do Estado, acreditando no trabalho preventivo junto as crianças e adolescentes com o lema “Todos trabalhamos na construção de um Brasil Melhor”.  Cursos e palestras e capacitações aos profissionais da área da educação, saúde, sociais e conselheiros e apresentação aos pais e alunos da peça (vídeo) teatral “Paternidade e Drogas Não combinam,” fazem parte do plano de trabalho.

Outras