30.05.2019 - Círculo de Construção de Paz na EMEB Aline Schimidt


Um grupo de 16 alunos participou da interação

 

por Marciano Corrêa

 

Nesta quinta-feira (30) uma intervenção na Escola Municipal de Educação Básica Aline Shimidt na turma do 1º ano do Caic Irmã Dulce do bairro Guarujá  aconteceu com Círculo de Construção de Paz (Técnica de Justiça Restaurativa).

A coordenadora de projetos especiais e guardiã de círculos Rita Lang em parceria com a psicóloga do Instituo Paternidade Responsável, Ildete Vieira trabalharam com a turma e os alunos foram bem participativos.

“O importante é a manifestação dos alunos, é aí que descobrimos onde atuaremos, trazendo as constelações familiares para dentro das escolas, respeitando cada ser, cada criança e seu espaço”, observou Rita Lang.

Segundo a psicóloga Ildete Vieira é nesta fase inicial que os profissionais devem estar atentos para que os alunos sejam estimulados.

“Eles são uma pedra bruta pronta para ser polida e esse é o nosso dever”, comentou a psicóloga.  

Na próxima quinta-feira (6/6) outra etapa na escola será realizada pelas duas profissionais que representarão uma a Secretaria de Educação de Lages e a outra uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto Paternidade Responsável que tem um trabalho voltado para as crianças com trabalho de referência de mais de 15 anos em Lages e região. O Instituto atua também diariamente no reconhecimento da paternidade e na prevenção.

O IPR está utilizando técnicas de constelações familiares durante os atendimentos, na sede, que está localizada na Uniplac. Atua também nas escolas municipais e estaduais da Serra Catarinense de forma gratuita.

 

Outras