24.10.2017 - Lúdico usado para despertar senso crítico de alunos em Mato Escuro


por Marciano Corrêa

Escolas e comunidades da Palmeira estão recebendo projeto

 

Ampliar conhecimento, e enriquecer a educação de crianças e adolescentes tem sido o carro-chefe do Instituto Paternidade Responsável. O projeto foi lançado no município da Palmeira durante mês de setembro/2017 e contou com a participação da prefeita Fernanda Córdova e parte da equipe do Instituto.

“É fundamental que possamos contar com mais essa parceria, para nos ajudar a evitar que nossas crianças e adolescentes sejam alcançados pelo male das drogas, ou mesmo ter a vida prejudicada por uma gravidez indesejada”, disse a Prefeita.

O Paternidade Responsável já está atuando na prevenção contra drogas, gravidez na adolescência e diversos outros temas transversais em Palmeira.

“Além de despertar neles o conhecimento e valorização do corpo”, falou a presidente do IPR, Rita Medeiros.

O Projeto acontece através de uma série de reuniões envolvendo a comunidade escolar e as famílias dos bairros contemplados, que recebem uma série de orientações e atividades alusivas à prevenção. A primeira fase do projeto começou com uma reunião na localidade de Mato Escuro, na sexta-feira, 6 de outubro.

Já na sexta-feira (20) durante todo dia uma equipe do IPR aplicou atividades lúdicas, conversas explicativas e de interação com os alunos do pré, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, e 5ªs séries do Núcleo Municipal Professor Benício, da localidade de Mato Escuro.

Para a secretária da educação da Palmeira, Viviane Matteucci Zanqueta, a administração está buscando trabalhar com a realidade em que vivem. “O projeto trabalha de forma lúdica, solucionando problemas, e isso é muito importante”, diz.

Durante toda a atuação da equipe, a dinâmica foi usada para melhorar a comunicação com os alunos e eles se expressarem.

 “É mais viável para o poder público atuar na prevenção contra essas situações. O índice do consumo de drogas tem crescido no município”, afirmou durante o lançamento a Assistente Social Jaqueline Vargas Andrade, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outras