13.08.2020 - 17 de agosto “Dia da Paternidade”


 

O Instituto atua no reconhecimento de paterno há 15 anos e já desenvolveu diversos projetos na Serra Catarinense e no Estado, destacando-se nacionalmente.

 

por Marciano Corrêa

Lages, Esmeralda (RS), Capão Alto, Rio Rufino, Bocaina, Anita Garibaldi, São José do Cerrito, entre outros municípios já receberam e foram cenário do trabalho do Instituto Paternidade Responsável que atua há 15 anos na Serra Catarinense.

Todo o trabalho realizado resultou na alusão à paternidade, o Dia 17 de Agosto, como o dia que relembra a data, e é o mês dos pais.

“Atuamos no reconhecimento e na manutenção dos laços afetivos”, comentou a presidente Rosane Wiggers.

A entidade surgiu em 2003 foi idealizada pelo Juiz Silvio Dagoberto Orsatto e instituída juridicamente em 2004 desenvolve seu trabalho através de uma equipe multidisciplinar que recebe pais, mãe e filhos para atendimento na sede do IPR que hoje funciona na Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.

 

 

A data

 

A data, agendada para 17 de agosto, passou a fazer parte do calendário estadual depois da aprovação do projeto de lei 030/2010 sancionado pelo governador Leonel Pavan (PSDB), durante solenidade realizada no Fórum de Lages, sendo revogada posteriormente. Hoje o Instituto Paternidade aguarda pela aprovação do Dia Nacional da Paternidade.

 

 

Instituto Paternidade Responsável


O Instituto Paternidade Responsável é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Lages/SC. Surgiu em 04 de julho de 2004, com a ideia de dar efetividade à Lei n. 8.560/92 e possibilitar uma alternativa ao tortuoso caminho da via judicial para o reconhecimento da paternidade, valorizando o trabalho de uma equipe multidisciplinar e quebrando paradigmas, pois não basta somente registrar, tem que conviver, respeitar e amar o filho.

 

 

Paternidade em números

Através do Laboratório de DNA/UDESC numa parceria entre Poder Judiciário, Paternidade Responsável e Secretária de Estado da Saúde já foi possível entregar mais de  17407 laudos de paternidade integrando um universo de mais de 150 mil pessoas incluídas tanto nos exames quanto na atuação nas escolas e comunidades.

“A parceria entre IPR e Secretaria da Educação de Lages através do encaminhamento de alunos sem o nome do pai no registro tornou possível há anos o laço entre instituições imbuídas na solução de conflitos familiares”, salientou diretora de projetos da SMEL e voluntária do IPR (Facilitadora Justiça Restaurativa  e consteladora), Rita Lang.

Desta forma, têm sido atribuídos novos moldes aos serviços prestados a comunidade por meio da Paternidade e suas parcerias.

 

Importante:De janeiro até agosto, 316 atendimentos já foram realizados pela equipe, mesmo em tempo de pandemia. Os atendimentos podem ser agendados por Telefone (49) 3227-0943 (Segunda-feira).

 

Outras