16.08.2017 - 17 de agosto é o Dia da Paternidade


por Marciano Corrêa

Além do Dia dos Pais, o mês de agosto traz outra data cada vez mais presente na agenda familiar: 17 de agosto é o Dia da Paternidade Responsável.

Para comemorar a data a Instituição abriu as comemorações participando no domingo, dia dos pais, de um Piquenique Literário que reuniu as famílias no Centro Cultural Vidal Ramos.

“Nós temos resultados, e isso ajuda a promover a família da Serra Catarinense, pois damos um sobrenome e trabalhamos pela afetividade em relação aos pais e a criança”, falou a presidente do IPR, Rita Medeiros.

Outras atividades serão realizadas ainda este mês. Um pedágio solidário é uma das propostas acertadas pela equipe. No dia 3 de setembro um jantar beneficente ocorrerá para contribuir com a instituição, que necessita de aporte financeiro para continuar o trabalho. Além do reconhecimento de paternidade, é desenvolvido um trabalho de intervenção nas comunidades para prevenir o uso de drogas pelos adolescentes e orientar sobre os perigos do comportamento de risco. “Os temas transversais nas palestras são os mais debatidos”, comentou a coordenadora de projetos, Rita Lang.

E para encerrar as comemorações, uma exposição em setembro presenteará os visitantes do Centro Cultural com quadros pintados por Murilo Pereira, “Retratos da Paternidade”, com data a ser divulgada posteriormente.

 

Dia Estadual da Paternidade

Proposto pelo ex-deputado Elizeu Mattos, a data, agendada para 17 de agosto, passou a fazer parte do calendário estadual depois da aprovação do projeto de lei 030/2010 de sua autoria e sancionado pelo governador Leonel Pavan, em abril (2010), durante solenidade realizada no Fórum Nereu Ramos em Lages.

No encontro ficou definido, que a partir daquela data todos os anos o Paternidade Responsável faria parte do calendário da Secretaria de Educação, comemorando o dia 17 de Agosto como sendo o Dia Estadual da Paternidade .

Outras