16.04.2013 - Crianças sem o nome do pai no registro


 

 

Na tarde desta terça-feira (16) a Escola de Educação Básica Municipal Frei Bernardino, cedeu espaço para a Equipe do Paternidade realizar alguns atendimentos. Ao todo 14 crianças, conforme levantamento realizado pela Gestora Rita Moraes, não possuem o nome do pai no registro de nascimento.

 

Apenas 3 mães confirmaram presença e  compareceram, as demais serão chamadas para atendimento pré agendado na Sede do Instituto Paternidade.

 

“Estamos fazendo este levantamento e a boa vontade dos gestores tem contribuído com está tarefa”, disse a Coordenadora de Projetos Rita Lang.

 

A certidão de nascimento é um direito de todo cidadão brasileiro e por isso o documento é emitido gratuitamente nos cartórios, mas prejuízos serão devastadores se a pessoa tem o documento faltando nome de um dos genitores.

 

 Para a presidente (IPR) Rosane Wiggers “A falta do nome do pai pode trazer sérias conseqüências para as crianças, mesmo na idade adulta” comentou.

 

Em Lages os recém nascidos podem ter seu documento de nascimento emitido antes de sair da Maternidade (HGMTR). Se a mãe não declara o nome do pai, automaticamente é encaminhada ao Fórum, passando pelo atendimento multidisciplinar que é feito pelo Paternidade Responsável.

Outras