09.04.2013 - Escolas Estaduais na mira da prevenção


 

 

Desenvolvendo políticas de conscientização da população, a equipe do Instituto Paternidade Responsável reuniram-se em Florianópolis (08) na Secretaria de Estado da Educação, com a Diretora Elisabete Duarte Borges Paixão, a pedido do Secretário da Educação Eduardo Deschamps, encaminhado pelo Governador do Estado Raimundo Colombo.

 

 “O Pai e a mãe do Instituto é o município de Lages que até o momento mantém o convênio firmado no passado, motivando o trabalho forte realizado nas escolas municipais de Lages”, disse a presidente Rosane Wiggers. “O trabalho desempenhado pelo IPR tem de ser adotado como uma política de Estado, atendendo a população como um todo”, complementou Rita Lang quem Coordena os projetos sociais da Instituição.

 

As políticas de prevenção estão entre as principais formas de inibir à entrada da droga lícita e ilícita nas famílias e nas escolas.

 

Segundo o vice-presidente Daniel Dante Finardi “A preocupação nossa é garantir a criança e o adolescente na escola, por isso que a aplicação de projetos envolve, educadores, gestores, educandos e os pais” falou.

 

Em dezembro (2012), a presidente Rosane Wiggers, a Coordenadora Rita Lang e a Tesoureira Rita Medeiros do Paternidade, estiveram reunidas com a Secretária Adjunta /GABSA Elza Marina da Silva Moretto, para encontrar um caminho para viabilização dos projetos no Estado, ampliando o trabalho que começou em Lages há 10 anos e estende-se hoje por alguns municípios da AMURES e de Santa Catarina.

 

A experiência de Lages pode ser replicada em todos os municípios do Estado amparada pelo projeto de Política de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na escola. O resultado da reunião será repassado ao Secretário Eduardo Deschamps e consequentemente ao Governador.

 

Projeto da SED

Programas e Projetos abrigados na Política

 

NEPRE/GEREDs: A Política de Prevenção às Violências na Escola prevê a criação de Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola/ NEPRE, na Secretaria de Estado da Educação/SED, nas 36 Gerências de Educação/GEREDs e nas 1.060 Unidades Escolares da rede pública estadual.

 

Quando o coletivo escolar se encontra diante de situações de violência que excedam as suas atribuições, ou que sejam de grave manifestação - necessitando de atendimento emergencial - deverá ampliar os conhecimentos e contatos com os parceiros da rede de atendimento às crianças e adolescentes. Estas situações de violência demandam à escola proceder a encaminhamentos às instituições governamentais e não governamentais, visando à proteção e o devido atendimento dos envolvidos. Tendo, inicialmente como porta de entrada, o Conselho Tutelar.

 

Dentre as atribuições do NEPRE, destacamos a implantação/implementação de Programas e Projetos a nível Federal, Estadual e Municipal, que contribuem com as ações da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola.

 

 

 

Outras