29.03.2013 - Presidente do IPR na posse da diretoria do IHGL


Registrando Felipe Xafranski, a presidente do Paternidade Rosane Wiggers, Mariana Ramos, e Matheus Gerber na posse da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, no CCJ da Uniplac no último dia 27.

 

 

Instituto Histórico de Lages empossou diretoria
 
 
Aconteceu na última quarta-feira às 19 horas a posse da diretoria fundadora do Instituto Histórico e Geográfico de Lages no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac - CCJ – com a presença de uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, acompanhando o presidente Augusto Cézar Zeferino.
 
Na ocasião houve o lançamento da Revista Geográfica Catarina e do livro, intitulado “Guerra do Contestado”, do jornalista Paulo Ramos Derengoski.
 
Esta vertente do Instituto em Lages pretende reforçar pesquisas, investigar, reunir fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos da nossa região.
 
“o nosso papel é mapear, registrar, fotos e documentos que contam a história do lageano e da cidade, estão em vários pontos, em lugares impróprios”, disse o presidente IGHL Cláudio Silveira. Lages não tem um lugar específico para armazenar documentos históricos, concluiu.
 
Fundada em 2006 somente em 2013 o Instituto viabilizou uma diretoria. O instituto possui cerca de 1.500 livros para pesquisa relacionados à história, aguardando um espaço para serem colocados à disposição da comunidade.  Contribuições, livros escritos e material de pesquisa do escritor Marcio Camargo Costa já fazem parte do acervo.
 
O IGHL surgiu há sete anos, ainda com a presidência de Carlos Humberto Correia, que era o então presidente na época. Ele esteve em Lages e organizou a diretoria, mas por problemas o instituto não foi implantado. Com a diretoria atual, registramos a instituição. 
 
A diretoria ficou definida: presidente, Cláudio Rodrigues da Silveira, Vice-presidente Névio Santana, Secretária Teresa Setti de Liz e Gisélle Freitas de Souza, Diretor de Finanças Giovani Durigon e Dione Maria Ubaldo Thomazi,  Diretor de Comunicação e Mídia Maurício Neves de Jesus, Diretor de Alexandro Molleri Reis, Conselho Consultivo Sílvio Dagoberto Orsatto, Walter Hoeschel Marcos, Maria Waltair Carvalho, Diretor Histórico Cultural, Gilberto Borges de Sá, Conselho Fiscal Eloi Ampessan Filho , João Argon Preto de Oliveira, Cândido Bampi Filho, Suplente Marciano Corrêa, Gilson Maximo de Oliveira, Paulo Ramos Derengoski.
  

Outras