21.02.2025 - Paternidade: Escolas Estaduais conhecem equipe que vai atuar nas Unidades em Lages


por Marciano Corrêa


Na última quinta-feira (20), a Coordenadoria Regional de Educação de Lages (CRE) foi palco de um encontro importante para o desenvolvimento de ações voltadas ao bem-estar de crianças e adolescentes. A reunião contou com a presença dos diretores das escolas estaduais que receberão o projeto "Novos Caminhos – Promovendo a Cultura da Paz" e teve como objetivo apresentar a equipe do Instituto Paternidade Responsável, que promovem a execução do programa nas unidades de ensino.
As escolas contempladas com a iniciativa são: EEB Egídio Baraúna, EEB Rosário, EEB Armando Ramos de Carvalho, EEB Rubens de Arruda Ramos e EEB General Pinto Sombra. No total, cerca de 800 alunos serão atendidos por meio de encontros semanais, seguindo um calendário previamente definido em conjunto com a equipe do projeto e a gestão escolar.
De acordo com a mediadora e facilitadora dos Círculos de Paz, Rita Lang a presença contínua do projeto no ambiente escolar é fundamental para fomentar a reflexão entre os estudantes sobre diversos temas essenciais para a convivência em sociedade. "Necessitamos estar junto aos alunos, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado, para que possam refletir sobre questões que impactam suas vidas e o ambiente escolar", ressaltou.
O Instituto Paternidade Responsável, que há duas décadas se dedica a atividades voltadas para crianças e adolescentes, estabeleceu uma parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina (CEDCA) para viabilizar o projeto. A iniciativa foi aprovada por meio do Termo de Fomento nº 2024TR002127, Processo SCC 5654/2024, garantindo suporte para sua implementação e execução.
Além de envolver alunos, o projeto tem um caráter abrangente, atuando também com pais e profissionais da educação. O objetivo é criar um ambiente escolar mais harmonioso, promovendo valores como empatia, respeito mútuo e resolução pacífica de conflitos.
Um dos diferenciais da ação é a utilização do Teatro de Fantoches como ferramenta lúdica para tratar de temas transversais essenciais. Com uma abordagem interativa e dinâmica, as apresentações teatrais irão abordar conceitos como Cultura da Paz, empatia e convivência pacífica, facilitando o aprendizado e estimulando a reflexão dos participantes de maneira envolvente e acessível.
A expectativa é que o "Novos Caminhos – Promovendo a Cultura da Paz" contribua significativamente para a melhoria das relações dentro das escolas, reduzindo conflitos e fortalecendo o senso de comunidade entre alunos, professores e famílias. Com a implementação do projeto, espera-se que a escola se torne cada vez mais um espaço seguro e acolhedor para todos os envolvidos no processo educacional.

Outras