14.01.2025 - Mediadora alerta para responsabilidade dos pais
A responsabilidade dos pais é um dos pilares fundamentais para a formação de indivíduos conscientes, éticos e preparados para enfrentar os desafios da vida. Ser responsável como pai ou mãe não se limita a prover as necessidades básicas como alimentação, moradia e educação. Vai além: envolve dedicação, amor, diálogo e exemplo.
“Pais têm o papel de orientar seus filhos, estabelecendo limites e valores que servirão como base para a tomada de decisões no futuro”, comentou a presidente do IPR a advogada Idivania Sens.
Ao mesmo tempo, precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus filhos, criando um ambiente seguro e acolhedor onde eles possam expressar suas opiniões e sentimentos.
Educar com responsabilidade também significa estar atento ao desenvolvimento individual da criança ou adolescente, incentivando suas potencialidades e corrigindo seus erros de forma construtiva. “Além disso, os pais devem preparar os filhos para a convivência em sociedade, ensinando respeito, empatia e cidadania”, disse a Mediadora do Instituto Rita Lang.
Por fim, é importante lembrar que a responsabilidade dos pais não termina quando os filhos atingem a maioridade. Embora o papel mude ao longo do tempo, o apoio emocional, os conselhos e o exemplo permanecem essenciais ao longo da vida.
Texto e foto: Marciano Corrêa