27.07.2022 - Projeto Sala de Atendimento vai beneficiar usuários que buscam pelo pai


Crianças e adolescentes atendidas pelo programa de reconhecimento de paternidade do Instituto Paternidade Responsável e demais usuários serão os contemplados pelo projeto

 

Marciano Corrêa

 

Buscando um espaço sempre para atender aos usuários, o Instituto Paternidade Responsável tem buscado inovar. Também teve o projeto Sala de Atendimento, aprovado no último mês (junho) pelo FIA – Fundo da Infância e Adolescência através de processo proposto pelo município o qual muitas entidades se cadastraram.

 

O tipo de serviço a ser ofertado com esse projeto contempla o atendimento pós reconhecimento às genitoras, crianças e adolescentes que foram reconhecidas pelo programa desenvolvido pelo paternidade responsável,  com o objetivo de desenvolver e construir vínculos familiares, com isso a melhoria do espaço físico e reestruturação da sala da psicóloga, e a aquisição de novo computador, impressora e sistema de software para o acolhimento dos usuários.

 

Para o presidente, o investimento na melhoria do espaço e qualificação ajuda na eficácia para o atendimento. “o público, ou seja, os usuários são nossa principal fonte de trabalho e queremos que as famílias sejam atendidas e suas situações resolvidas ou pelo menos amenizadas”, comentou Marciano Corrêa.

 

Essa será uma forma de reestruturação da estrutura para sala da psicóloga para o acompanhamento da psicóloga durante três meses as famílias de crianças e adolescentes que obtiveram o nome paterno na certidão de nascimento, como o Instituto Paternidade Responsável visa técnicas diferenciadas como de justiça restaurativa, constelações familiares buscando dirimir os conflitos que geralmente ocorrem após reconhecimento paterno de crianças e adolescentes, oportunizando as famílias paterna e materna aproximação e fortalecimento dos laços afetivos, trabalhando com ambas as partes a comunicação não violenta e função protetiva do reconhecido.

Para além, será trabalhado junto aos responsáveis (pai/mãe e /ou familiar) a importância da responsabilização sobre os acordos realizados durante o processo de reconhecimento tais como pensão e visitas, compreendendo que estes são de garantia de direitos do usuário reconhecido, e que posteriormente todos serão encaminhados para atendimento e caso necessário acompanhamento do CRAS/CREAS caso ainda não estejam vinculados aos serviços da rede. E, ainda para equipe psicossocial e/ou multidisciplinar possa inserir as informações do atendimento à criança e adolescente no Software para acompanhamento da criança e adolescente reconhecida e de familiares e para a qualidade do atendimento  será investido também em equipamentos de impressora e computador.

 

O valor repassado vai se investido na melhoria da Sala de Atendimento, incluindo aquisição de computador, impressora e software para o acolhimento e registro dos atendimentos dos usuários; Reestruturação da estrutura da sala de psicologia para um espaço seguro, harmonioso com o sigilo necessário para os atendimentos das crianças e adolescentes e aquisição de brinquedos da psicologia infantil.

Outras