31.10.2012 - Procurador Geral de Justiça de SC recebe equipe do Paternidade
Florianópolis (30.10.2012) - Procurador- Geral de Justiça de Santa Catarina, Dr. Lio Marcos Marin, recebeu ontem (30) em uma reunião, a Presidente do Instituto Paternidade Responsável Rosane Wiggers, e sua equipe a Coordenadora de Projetos e Conciliadora, Rita de Cássia Lang e Rita Medeiros.
Vários assuntos foram tratados, entre eles: a função do Instituto Paternidade Responsável em relação a prevenção da gravidez na adolescência tendo um foco principal “os filhos sem pai” e os filhos de adolescentes usuários de crack.
A busca do Instituto junto ao representante do Ministério Público Dr Lio é o apoio em todo o Estado de Santa Catarina no trabalho que é desenvolvido.
Observando que o caos de crianças registradas somente no nome da mãe continua no nosso Estado, devido a falta de estrutura para atendimento e encaminhamento das mães que buscam o reconhecimento paterno.
“mesmo com todo o trabalho e dedicação, às crianças ainda são negligenciadas e ficam sem o nome do pai até que a situação seja encaminhada, pelo Paternidade ou por órgãos de competência, por meio de orientação ou deságue no judiciário para ser orientada e atendida e consequentemente resolvidas”, disse a Coordenadora de Projetos Rita Lang.
Durante a conversa foi lembrado em muitos momentos a atenção que a Instituição está tendo e seu trabalho contra as drogas, que vem se efetivando nas escolas municipais, estaduais de Lages e região e demais cidades do Estado.
Para a presidente Rosane Wiggers “a falta de informação é um dos principais entraves seguidos de baixa escolaridade e uma convivência familiar desequilibrada” falou. Segundo ela o compromisso é de todos. “Podemos questionar em muitos momentos não só a responsabilidade da família, mas de toda a sociedade” concluiu.
Apesar de estar em vigor o provimento 12, provimento 16 as mães se acomodam com a primeira barreira que encontram.
Dr Lio falou da importância do trabalho. “O Paternidade tem feito um ótimo trabalho e isso se deve ao esforço de toda uma equipe empenhada, disse.
Outras reuniões serão agendadas a nível de estado para expandir o objeto do Instituto em outras Comarcas com apoio do Ministério público, em todas as ações que o IPR vem desenvolvendo.
No mesmo dia foi entregue um kit “Paternidade e Drogas não combinam” para consolidar a visita.