20.04.2016 - Intervenção sobre drogas realizada com alunos do projeto AABB Comunidade
É muito mais que uma simples palestra é uma interação que rende resultados impressionantes quando a equipe do Instituto Paternidade Responsável vai a campo falar de prevenção. Por meio da orientação 121 alunos da AABB Comunidade, projeto de Lages, participaram com a coordenadora de projetos Rita Lang de um momento em que se planta esperança.
“Através do projeto “Paternidade e drogas não combinam” levamos as comunidades um despertar para realidade em que estamos vivendo e o perigo que todos nós corremos pela facilidade que a droga tem chegado às famílias, diz. Temos de ser mais rápidos e chegar primeiro com a informação”, completou.
No primeiro momento foi exibido um DVD do teatro de fantoches “Paternidade e drogas não combinam” e após isso foi feita uma palestra de prevenção as drogas. Ficou definido que os alunos produzirão juntamente com os professores músicas com o tema “Diga não à droga no seu coração”. Será agendada uma nova data para que os alunos possam apresentar os trabalhos.
AABB Comunidade
O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.
Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.