12.06.2014 - “Festa sem medida filho pra toda vida”


junho

12

Este é o lema da campanha do Instituto Paternidade Responsável e apoio da Prefeitura Municipal de Lages, que sempre é propagada antes, durante a realização da Festa do Pinhão

 

Faça parte desse time (3)

Acima a presidente do Paternidade Rosane Wiggers e a Secretária de Educação do Município Marimilia Casa Costa Coelho

           Faça parte desse time (1)

Mariana Ramos, Rosane Wiggers e Ildete Vieira

Faça parte desse time (2)

Rosane, Rita Lang e Rita Medeiros

 

Faça parte desse time (4)

Presidente e o Vice presidente do Paternidade, Daniel Finardi (Banha)

​Lançada oficialmente hoje, a campanha de prevenção a gravidez na adolescência, “Festa sem medida filho pra toda vida”, objetiva despertar nos jovens a atenção para as conseqüências da falta de alguns cuidados.

Os temas continuam sendo o combate ao uso de drogas e a prevenção da gravidez sem planejamento. É fato, que o percentual de meninas grávidas sem saber quem é o pai, e sem rumo a tomar na vida, pode aumentar em março do ano que vem, ou seja, noves meses após a festa se algo não for feito. É por isso que o trabalho de prevenção nas escolas tem sido recorrentes.

“Dez dias no parque Conta Dinheiro, com bebidas disponíveis, somado a milhares de jovens vindos de todos os cantos não só de Santa Catarina, mas de outros estados pode fazer as estatísticas correrem, diz a presidente Rosane Wiggers. Trabalhamos para evitar que os índices aumentem em qualquer dia do ano,” completou.

Mas não é só isso, o abuso excessivo de álcool, sem nenhuma supervisão ou cuidado (afinal, “lucro acima de tudo” continua valendo) e os diversos tipos de drogas utilizadas hoje, tiram o brilho e pode deixar tristes momentos; mães desesperadas tentando entender o que aconteceu com seu ou acompanhando a filha com um bebê no colo esperando o teste de DNA dos possíveis pais.

Para a Coordenadora de projetos “Essa é uma realidade que o Instituto vem mudando, e este ano não será diferente. Porém, queremos alcançar um patamar maior que os anos anteriores, queremos os números cada vez mais decrescidos, e é possível, mas não lutando sozinhos”, falou.

Para os profissionais da Instituição eles são uma pequena parcela desta luta, o verdadeiro poder de conscientização fica em casa com a família. São os pais que podem e devem mudar essa realidade que não pode ser ignorada. Conversa é a chave.

Pais sendo amigos, falando de suas próprias experiências na juventude, dizendo o que pode ou não fazer, mostrando o caminho e suas consequências, sem medo de dialogar.

 E ao jovem cabe a pergunta: “O que eu quero pro meu futuro?”. O maior engano é levar o carpe diem ao pé da letra; viver o dia como se fosse o último, não é. Hoje a transa foi boa, a loucura foi prazerosa, mas e amanhã? Quando abrir os olhos e ver que passou, e o que restou é um filho pra cuidar ou a reabilitação a vir. Pensar no amanhã é necessário, as conseqüências sempre virão, mais cedo ou mais tarde.

Assim, se o Instituto Paternidade andar junto com pais, educadores, amigos e com o apoio dos próprios adolescentes, a realidade pode ser outra. E será em 2014. Se divirta com responsabilidade!

Vídeo da campanha:

 

Outras