06.06.2014 - FIA de Otacílio Costa investe na prevenção proposta pelo Paternidade
“Não se faz escola isolado, mas com uma comunidade atuante,” falou o diretor Flávio Westphal.
A exposição do projeto aconteceu no dia 19 de fevereiro com a equipe do Instituto Paternidade Responsável, o prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas) e a Secretária da Assistência Social Elaine de Fátima Antunes, buscando alternativas de trabalhar a prevenção iniciada em 2013 no município. O trabalho foi motivado o ano passado, também pelo Fórum local.
Na época, foi sugerido que fosse feito a inscrição da instituição num edital aberto no município para facilitar a viabilização de apresentações e atendimento nas escolas e nas comunidades.
“O processo de conscientização deve acontecer rotineiramente e todas as organizações locais devem ser envolvidas. Começamos pelos pais e profissionais e na sequência os alunos”, disse Elaine.
O prefeito falou na ocasião de reunir parcerias e dar continuidade do projeto na cidade.
Durante a visita da equipe do Paternidade, ficou definido que nos dias 19 e 26 de maio iniciassem com o Teatro, pois o atendimento com os pais iniciou dia 07 de abril.
“Estamos em pleno trabalho e temos mais de cinco meses totalizando mais de 15 intervenções, disse a presidente do IPR, Rosane Wiggers. Nossa coordenadora de projetos, Rita Lang, não desiste em orientar as crianças, os jovens, os profissionais e as famílias,” concluiu.
A Escola de Educação Básica Agar Alves Nunes foi o educandário selecionado para iniciar o processo de conscientização que aconteceu nos dias 07 de abril, 19, 26 de maio e 02 de junho. No mesmo dia foi trabalhado com os alunos em junho, durante o período da tarde, na Escola Elza Deeke.
“Não se faz escola isolado, mas com uma comunidade atuante,” falou o diretor Flávio Westphal.
As escolas do Estado e do Município estão abrangidas. É um projeto executado, pela captação via FIA – Fundo para Infância e Adolescência. O encerramento da atuação na cidade será no mês de outubro e reunirá serviços de diversas secretarias, além da devolutiva feita pelos próprios alunos na praça central de Otacílio Costa.
No ano passado o Paternidade atendeu no Centro dos Idosos, dos 50 participantes mais de 15 mães foram atendidas no dia 24 de outubro (2013) em Otacílio Costa durante o I Encontro sobre a Importância do Reconhecimento.