21.05.2014 - Parceria entre SEML e Paternidade resulta em trabalho forte nas escolas



 Alunos e pais das Escolas Izidoro Marin, Izabel Thiesen Roseto, Índios, e da Belizária Rodrigues estão sendo orientados

Nas escolas (5)

Saúde na escola, higiene, drogas, gravidez precoce, comportamento, são alguns dos temas trabalhados na passagem da equipe do Instituto Paternidade nos educandários municipais. Além dos temas transversais que são difundidos, nos dias 14, 15, 16 em vários períodos, foram aplicados os projetos, incluindo a parte lúdica, teatro de fantoches aos alunos e orientação aos pais.

 

Para a coordenadora de projetos Rita Lang, o papel da escola ao trabalhar temas transversais é facilitar as ações de modo a unir os envolvidos, facilitando o conhecimento para que a educação realmente constitua o meio de transformação social. “Trabalhamos com profissionais e os pais, mas a verdadeira transformação acontece nas crianças e nos adolescentes.

“Pais, alunos e profissionais da educação recebem o nosso trabalho. Precisamos falar a mesma língua”, diz a presidente do IPR Rosane Wiggers.

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania). Muitos dos temas citados são partes dos assuntos abordados, desenvolvidos pela equipe.

A linha de trabalho do Instituto compreende em ter um conteúdo de ensino e orientação que tenha valor significativo para os alunos, considerando que a criança, o jovem ou o adulto aprende melhor quando tem um projeto de vida e o conteúdo lhe passado assegure o desenvolvimento desse projeto, facilitando a qualidade de suas vivências e o fortalecimentos dos laços em família.

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