07.05.2014 - Seis meses será o tempo que o Paternidade estará em Otacílio Costa


maio

7

 Realizada ontem (6) encontro entre lideranças da cidade definiu o início da aplicação do cronograma de trabalho nas escolas e com a comunidade

 Otacilio Costa (4) 

 Otacílio Costa – A orientação de crianças e adolescentes é o carro chefe do Instituto Paternidade Responsável que procura despertar nos jovens o cuidado com o corpo e fazer com que eles almejem uma vida melhor.

As primeiras ações no município serão de convencer os pais da importância do trabalho e para que conheçam o conteúdo que será repassado aos alunos.

Durante a visita da equipe, ficou definido para dia 19 e 26 de maio iniciem  com atendimento aos pais e firmem parceria com outros órgãos do município que tem as  principais áreas de vulnerabilidade mapeadas.

“A saúde, Social e Educação tem de estarem fortalecidos para melhor amparar as crianças e adolescentes”, disse a Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Elaine de Fátima Antunes.

Elaine foi uma das primeiras pessoas a acreditar no Paternidade Responsável. A exposição do projeto aconteceu no dia 19 de fevereiro com a equipe do Instituto Paternidade Responsável e o prefeito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas) buscando alternativas de continuar o trabalho iniciado na cidade o ano passado (2013), motivado pelo Fórum local.

Na ocasião o prefeito falou de reunir parcerias e dar continuidade do projeto na cidade. Estiveram ainda em ambas as reuniões a presidente do Instituto Rosane Wiggers, a coordenadora de projetos Rita Lang e Rita Medeiros, juntamente com a Secretária da Assistência.

Na época, Elaine sugeriu a inscrição da instituição num edital aberto no município para facilitar a viabilização de apresentações e atendimento para que pudessem serem feitos nas escolas e nas comunidades financiados pelo município e por empresas participantes.

Escola de Educação Básica Agar Alves Nunes foi o educandário selecionado para iniciar a intervenção. “Não se faz escola isolado, mas com uma comunidade atuante,” falou o diretor Flávio Westphal.

As escolas do Estado e do Município estão abrangidas. É um projeto executado, pela captação via FIA – Fundo para Infância e Adolescência.

O encerramento da atuação na cidade será no mês de outubro e reunirá serviços de diversas secretarias, além da devolutiva feita pelos próprios alunos na praça central de Otacílio Costa.

 

Parceria

Os primeiros contatos foram feitos por meio do Fórum do município, preocupados com os índices de irresponsabilidade paterna, a juíza Mônica do Rego Barros Grisólia Mendes, de Otacílio Costa, em parceria do promotor de justiça G. Rosa Oliveira, da assistente social Gisele F. dos Santos de Barros e de uma representante da Secretaria da Assistência Social, participaram de uma reunião com o Instituto Paternidade Responsável, nas dependências do Fórum local no ano passado, em setembro. O objetivo do encontro foi firmar uma parceria para o que o Instituto desenvolvesse suas atividades também naquela unidade jurisdicional.

 

Teatro e atendimento

A primeira apresentação do Paternidade foi no Centro dos Idosos, dos 50 participantes mais de 15 mães foram atendidas no dia 24 de outubro (2013) em Otacílio Costa, aconteceu o I Encontro sobre a Importância do Reconhecimento de Paternidade. O evento reuniu profissionais dos municípios de Otacílio Costa e Palmeira. Após a interação com os participantes, e a apresentação do Teatro de Fantoches “Paternidade e Drogas não combinam”, as mães foram atendidas no local para esclarecimentos de dúvidas, quanto ao reconhecimento paterno.

Outras