07.02.2014 - Práticas em saúde são destaques na Serra Catarinense


Estiveram em Lages essa semana os pesquisadores Adriana Aidar e Frederico Ramos para desenvolver baseado no projeto de pesquisa, o tema “Estudo multicêntrico sobre as relações entre Sociedade, Gestão e Judiciário na efetivação do direito à saúde”, atendendo aos requisitos previstos na Convocação n. 01/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprofundando assuntos como a Judicialização do Direito à Saúde no Brasil.

 

Esse trabalho é um estudo que esta sendo desenvolvido entre 2013 e 2014, o qual lançou edital para seleção de práticas que funcionam no Brasil, quanto trata-se de saúde. O Juiz da Vara da Fazenda Silvio Orsatto que atuou em diversas frentes relacionadas a saúde foi contemplado mediante inscrição, para que projetos desenvolvidos em Lages fossem pesquisados.

 

Os pesquisadores conversaram na quarta-feira (5) com a coordenadora de projetos Rita Lang e com a tesoureira Rita Medeiros, pessoas que já trabalharam no Núcleo de Conciliações em Saúde e hoje desenvolvem um trabalho de prevenção do uso de drogas pelos adolescentes e de doenças sexualmente transmissíveis além de outros temas transversais através do Instituto.

 

Além da entrevista com o juiz idealizador do Paternidade, Silvio Orsatto, eles conversaram com a equipe do Núcleo de Conciliações que funciona no Fórum Nereu Ramos, com a Coordenadora do Consórcio Intermunicipal de Saúde Nalú Julio, com o procurador-geral do Município Fabrício Reichert, com o prefeito Elizeu Mattos, com a Secretária da Saúde, Cristina Subtil, e com agente de saúde e outros profissionais envolvidos com a saúde na Serra.

 

No Brasil, observa-se o fortalecimento da intervenção judicial nos mais diversos domínios da vida social e política no âmbito da saúde. A saúde em Lages tem tentado resolver estes impasses antes que deságue no judiciário e comprometa o orçamento. O objetivo tem sido o de resolver os casos que aparecem evitando assim mais sofrimento aos pacientes e doentes. E esse novo modelo é a base do estudo feito por Adriana e Frederico.

Informações do projeto:

Coordenadores: Prof. Dra. Roseni Pinheiro e Prof. Dr. Felipe Asensi.

Pesquisadores: Jaqueline Robaina, Adriana Aidar e Frederico Ramos.

 

Outras