21.11.2013 - CONVITE : 10 Anos do Paternidade


 
 
 
2003/2004: O Instituto Paternidade Nasceu em 2003 e se tornou Instituição em 2004 legalmente constituído. Desde 2007 orienta jovens estudantes, pais, educadores, sobre a importância de se ter um projeto de vida, evitando o caminho das drogas e da gravidez na adolescência. Proporciona a todo indivíduo o direito de ter em sua certidão de nascimento o reconhecimento dos pais biológicos.
 
2005/2006: Estruturação dos programas de atendimento as famílias na sede da entidade. 
 
2007: 
 
 Surgimento do projeto “A justiça vai à escola”. Por meio deste projeto, levando o Teatro de Fantoches “Paternidade e Drogas não Combinam” atendeu as cidades de Joaçaba, Herval d’Oeste, Rio do Campo,  Curitibanos, Ibirama, Rio do Sul, Bocaina, Florianópolis, Imbituba, Capão Alto, Otacílio Costa, Campo Belo, Cerro Negro, Anita Garibaldi, Celso Ramos, São Lourenço do Oeste, Abdon Batista e Ipira.
 
 O Tribunal de Justiça firmou o Convênio nº 36 de 12 de abril de 2007 com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina – Procuradoria-Geral de Justiça; a Secretaria de Estado da Saúde; o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina – COSEMS/SC; a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; a Fundação Instituto de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agroveterinárias – FIEPE/CAV e o Instituto Paternidade Responsável, visando estabelecer parceria para a realização dos exames de DNA para o reconhecimento de paternidade nos procedimentos administrativos e judiciais em que fique comprovada a hipossuficiência de recursos das partes.
 
2008: 
 
 Instituto realizou em 2008 a primeira edição do Natal do Novo que se repete todos os anos, doando através de parcerias firmadas, roupas, calçados, brinquedos novos e doces para crianças carentes de escolas públicas.
 
 Em 16/11/2008 - Equipe da TV Justiça de Brasília registra ações do Paternidade. Durante todo o dia 17 e 18 estiveram em Lages gravando.
 
2009: 
 
 Nasceu o programa Ação exibido na extinta TV Araucária e que é exibido até hoje na Nova Era TV. 
 
 Criação do CD de Músicas do Paternidade com a participação de músicos e artistas lageanos.
 
 
2010: 
 
 Dia 17 de agosto de 2010 foi inserido no calendário Catarinense o Dia Estadual da Paternidade – Lei n. 15.153 do então Deputado na época hoje prefeito de Lages Elizeu Mattos.
 
 A editora da Revista IstoÉ Solange Azevedo vem a Lages e mostra o trabalho do Instituto Paternidade Responsável, posteriormente com matéria publicada na Revista.
 
 
2011: 
 
 Foi ao ar pela Rede Globo no Jornal Nacional uma matéria especial produzida pela jornalista Cristina Serra, mostrando o trabalho desenvolvido em Lages. 
 
 Lançamento do CD de músicas e gravação do DVD Show Paternidade.
 
2012: Duas matérias fora produzidas pelo jornalista Marcelo Canelas em Lages e exibidas no quadro que é meu Pai? do Fantástico. 
 
 
2013: 
 
 A equipe participou em abril do Programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo.
 
 Pela primeira vez o IPR teve um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet n. 8.313/91), intitulado Geslânia
 
 Adaptação do DVD do Teatro de Fantoches para Libras. 
 
 Criação da Revista Paternidade

Outras