25.09.2013 - Comarca de SLO: Teatro e histórias “Drogas e Paternidade” para 1400 crianças refletirem


 

Para marcar a passagem do Dia Estadual de Combate a Violência e Exploração Sexual Infantil que foi instituído em Santa Catarina, pelo Decreto Lei 3.644, no dia 24 de Setembro, o Poder Judiciário de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Educação, realizaram atividades diferenciadas em São Lourenço do Oeste, com a contribuição do Instituto Paternidade Responsável, que realizou duas apresentações da peça de teatro “Paternidade e Drogas não Combinam”.

Atores abordaram de forma dinâmica as diversas faixas etárias que compõem a infância e a adolescência, ao todo 1400 crianças, discutindo temas como: drogas, gravidez na adolescência, responsabilidade, valores éticos e morais.

O município de São Lourenço do Oeste foi contemplado pelo trabalho responsável do Paternidade, pela indicação de um participante do Curso promovido pela Academia judicial realizado em Florianópolis (sobre declaratórias de Paternidade) recentemente e indicado ao Sistema de Ensino da cidade. O material distribuído é mantido pela Gráfica do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O Prefeito Geraldino Cardoso participou das atividades e em sua mensagem aos adolescentes, frisou que todos são responsáveis pelos seus atos e que devem confiar nos pais e na família, e ficarem alertas com as amizades que podem tanto podem levar para o bom caminho, quanto para um caminho sem rumo.

As reflexões sobre o Dia Estadual de Combate a Violência Exploração Sexual Infantil, aconteceram também no Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente, onde foi compartilhado panfletos e cartilhas sobre o tema.

Importante saber:

Abuso sexual: é a utilização de criança ou adolescente, por um adulto ou mesmo por um adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

Exploração sexual: caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e de adolescentes, com a intenção de lucro ou de troca, seja financeira ou de qualquer espécie: em rede de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Outras