23.08.2013 - 2º Encontro: Declaratórias de Paternidade promovido pela Academia Judicial


 

Dando continuidade no Curso em Florianópolis, o Instituto Paternidade Responsável e a Academia Judicial do TJSC, promove mais uma etapa, até essa sexta (23) do curso que iniciou na quinta (22) sobre Declaratórias de Paternidade.

Na abertura a presidente do instituto Rosane Wiggers apresentou a entidade. Na continuidade, participaram ainda, a psicóloga Ildete Aparecida Vieira, a Coordenadora de Projetos Rita Lang e a Conciliadora Rita Medeiros.

“nos 10 anos do instituto, dividir com profissionais do judiciário a nossa experiência, mostra o valor do nosso trabalho,” disse Rosane.

O Curso teve início na primeira quinzena de agosto e encerrou na sexta-feira (9) a primeira etapa da capacitação (com duração de 2 dias), que teve como objetivo orientar os participantes - ao todo 25 servidores -  em relação à forma de conduzir as declaratórias de paternidade, dando efetividade previstas na Lei n. 8.560/1992, e disciplinadas pelos Provimentos n. 12 e 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em todas as etapas duas apresentações de teatro foram encenadas, organizadas pela equipe do Instituto Paternidade Responsável, as quais demonstraram a relevância do registro de filiação e o tipo de auxílio oferecido pelo instituto desde a investigação de paternidade.

Para a Coordenadora Rita Lang “não podemos fazer o trabalho sozinhos, temos de formar multiplicadores,” falou.

Nas duas capacitações para diferentes públicos ficou programado para que o idealizador do Instituto, juiz Sílvio Dagoberto Orsatto, fizesse o encerramento da capacitação destacando a importância da resolução de conflitos dentro e fora da esfera judicial. 

Outras